“A fatalidade sorriu e o destino gargalhou quando ela se debruçou no meu berço...” – Natalie Merchant, “Wonder”.

Oii gentee! Tudo bem com vocês? Estou aqui hoje para falar sobre o livro “Extraordinário” da escritora R. J. Palacio, esse foi um dos mais emocionantes que li esse ano, uma história para nos encorajar a desafiar nossas maiores dificuldades, nos mostrando a determinação de August, uma criança que tem que nadar contra a correnteza da vida que a princípio parece não ter sorrido tanto pra ele, mas ao longo da história se mostra um verdadeiro presente. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa história extraordinária??

SOBRE A AUTORA
Atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os filhos e dois cachorros. Extraordinário é o seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participam.

SINOPSE
August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

MINHA OPINIÃO
Gente, esse livro me cativou muito antes de ler ele, logo quando conheci a história eu já o incluí à minha lista do ano, os personagens são muito fáceis de gostar, principalmente o Auggie, a coragem com que ele lida com todos os problemas que não são só um, mas vários, é de uma admiração profunda, nos traz a tona todos os nossos preconceitos individuais e nossas dificuldades, fazendo nos pensar que há sempre um jeitinho para resolver nossas dificuldades, formas de ver o mundo as quais precisamos sempre aprender para nos tornar cada vez mais gentis uns com os outros, aliás, o quesito gentileza é retratado muito no livro, nos fazendo rever nossos conceitos de tratamento pessoal com todos a nossa volta.


" Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil".


O livro narra a história do pequeno Auggie e sua família que lutam diariamente contra o preconceito da sociedade que voltam seus olhos de desprezo e curiosidade sobre o pequeno. A família do Auggie é muito linda mesmo, eles têm um amor por ele imensurável, e eles são retratados pela escritora como uma família que se amam muito, mas que também tem suas dificuldades de relacionamentos pessoais, desentendimentos, coisas essas comuns na grande maioria das famílias, ela é formada pelo pai, mãe, irmã de Auggie e também uma cachorrinha pela qual eles demostram grande afeto. A escritora também nos traz o desenvolvimento de amizades que podem nos machucar, fortalecer e permanecer. Como sempre em nossas vidas e com o Auggie não seria diferente, há sempre um professor para nos roubar a atenção e nos fazer questionar nossos atos, o Sr Browne vai instigar os alunos a pensarem de forma diferente. Como? Vocês vão ter que ler para saber isso. 


"Carregamos dentro de nós as coisas extraordinárias que procuramos a nossa volta".

Indico super esse livro, é muito emocionante do inicio ao fim, eu particularmente que sou chorona (rsrs), chorei muito com ele, é aquele livro que quando você termina, você suspira de vários tipos de sentimentos por dentro. Teremos sempre que ter um começo ou recomeço em tudo na vida, que coragem nunca nos falte para mudarmos o que esta ao nosso alcance. 

Para quem se interessou pelo Sr Browne, há um livro sobre os preceitos que ele leva como fundamento para suas aulas, esse livro é muito lindo mesmo, tem milhares de mensagens para todos os dias do ano, cada dia é decorado de um jeito, cada mensagem funciona como um folego a mais de gentileza e encorajamento para o nosso dia a dia. Fica a dica aqui. Espero que vocês tenham gostado e até uma próxima.

Bjoo da Mariaa
Nooo Coração
De todos <3 


Deixe um comentário

Digite aqui seu comentário!